Faltam 1000 dias

(clique na charge para visualizar em tamanho maior)

Daqui a 1000 dias teremos, finalmente, a Copa do Mundo no Brasil. Relógios com a "contagem regressiva" foram instalados em algumas capitais que sediarão as partidas da Copa 2014 - e posicionados próximos aos estádios que estão em construção ou reformas.

E para provar que "com brasileiro, não há quem possa", os custos da Copa não serão nada modestos em relação aos estádios: o estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, custará R$ 676 milhões e em Manaus o estádio Vivaldo Lima, o Vivaldão, sairá por R$ 533 milhões. Na cidade de São Paulo, que já tem dois grandes estádios, será construído um novinho em folha ao custo de R$ 850 milhões e quem vai se dar bem nessa história é o Corinthians: terá seu estádio através de incentivos fiscais na ordem de R$ 420 milhões - na Itália, em crise, a Juventus de Turim inaugurou uma nova arena ao custo de R$ 280 milhões.

Há quem se lembre do legado que a Copa deixará: obras de mobilidade ( transportes), rede hoteleira ( turismo), qualificação para quem vai trabalhar durante a Copa ( educação), dentre outros progressos para o país. A mesma história foi contada em 2007 quando o Rio de Janeiro recebeu os Jogos Pan Americanos. Será que este evento, ocorrido há apenas 4 anos e com o custo de R$ 3,5 bilhões, deixou algum legado positivo para a cidade? Talvez os amigos cariocas possam falar melhor sobre isso.

O que vimos durante este anúncio do "faltam 1000 dias para a Copa do Mundo" foi muito discurso demagógico de políticos e outras personalidades, além de algumas matérias superficiais na TV. Claro, afinal tudo é festa e a grande preocupação, além do atraso nas obras nos estádios, é se a Seleção Brasileira vai conseguir vencer a Copa.

Mais produtivo seria um relógio com a contagem regressiva para alguns setores:

Faltam 1000 dias para uma educação de qualidade no Brasil - e é curioso reparar certos detalhes: em Minas Gerais estipula-se que a reforma do estádio do Mineirão custará R$ 665 milhões; os professores de MG estão em greve há 100 dias porque o governador se recusa a pagar um mísero piso salarial de pouco mais de R$ 1.100 e insiste em pagar R$ 712 para professores de todos os níveis com carga horária de 24 horas. Este é apenas um de inúmeros exemplos de como a Educação e o magistério é desvalorizado no Brasil - e é bom que se preparem para o pior, pois o "apagão de professores" já é realidade e o magistério não é nada atraente.

Faltam 1000 dias para o fim da corrupção no Brasil - a corrupção em nossa "Pátria amada/salve salve" não começou agora, nem semana passada, tampouco em governos anteriores. A corrupção também não é exclusividade dos meios políticos entre ministros, deputados, senadores, etc, embora a visibilidade seja maior por conta da cobertura midiática. A prática é comum em nosso dia a dia em atos considerados banais, como o famoso "jeitinho", definido pelo professor Roberto DaMatta como um modo de "navegação social" entre ambientes onde existem regras - às vezes burocráticas demais, é verdade - e como este "não pode" torna-se "possível" com uma boa conversa, uma cervejinha: a esperteza impera.

Faltam 1000 dias para um sistema de saúde decente no Brasil - a coisa funcionava assim: se a pessoa tem plano de saúde particular, ganha uma sobrevida; quem não tem, morre na fila do SUS. Hoje, nem com plano de saúde particular o sujeito tem a garantia de (bom) atendimento. E mesmo os médicos se queixam dos valores pagos pelos planos. Pelo Sistema Único de Saúde basta a referência à sigla SUS para a lembrança de corredores lotados de doentes, filas quilométricas para consultas e exames marcados para daqui a 6 meses, 1 ano. Até mesmo o Barack Obama sabe o quão complexo é gerenciar um sistema de saúde público, mas falta de dinheiro não deveria ser problema - tivemos até um imposto (CPMF) para "ajudar a saúde", lembram?

E faltam 1000 dias para...tanta coisa que talvez apenas sejam resolvidas ou melhoradas daqui a 1000 anos. No país que tem verdadeira adoração pelo número 1000 - de Pelé, de Romário, do automóvel Gol - a Copa do Mundo no parece muito com alguns contos das "1001 noites": cheios de mistérios, intrigas e, claro, Ali Babá e os 40 ladrões.

27 comentários:

  1. Infelizmente, ao menos ao que parece demorará muito mais que mil dias para que as coisas que realmente precisavam ser resolvidas venham a receber ao menos um alento.

    Ao final de tudo teremos um monte de estádios que ninguém usará, um monte de dinheiro jogado fora. Ou alguém acha que um estádio em Cuiabá será útil para alguma coisa?

    Mas enfim, ao menos ao que parece o pessoal tá saindo da inércia, o que de certa forma já é um alento.

    Você não está amargo não Jaime, quem está empolgado que comeu açúcar demais e está hiperativo....rs

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Marco Antônio, mas bem que poderia ser uma contagem interessante: 1000 dias para uma educação de qualidade.

    Com todo o respeito ao povo de Cuiabá e Natal...mas esses estádios serão "elefantes brancos". Vamos ver a média de público de dois times tradicionais do Rio Grande do Norte, América-RN e ABC-RN: o time americano teve a melhor média em 2005, na série C, com pouco mais de 10 mil torcedores por partida; já o ABC-RN teve mais público em 2007 na série C com pouco mais de 9 mil torcedores.

    O que será da "Arena das Dunas"? ( aliás, o estádio mais atrasado em termos de obras)

    Vamos ver...

    Valeu, Marco Antônio! E não se preocupe: a próxima postagem vai ser um texto quase humorístico pra não se levar tão a sério certas coisas rsrs Mas este "faltam 1000 dias" estava entalado hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Jaime!
    Muuuito bom!
    Tudo muito sinistro, amigo... orçamentinhos estranhos esses...
    A questão é que aqui no Brasil talvez precise mesmo de uns 1000 anos ou seria 2000 anos, para as coisas começarem a ter jeito, repetindo, eu disse: "começarem"..., o problema que a cada ano que passa, aumenta a corrupção e companhia, e os problemas sociais, políticos, econômicos,... ou seja, não é questão de tempo, e sim de bem senso, ou extinção da safadeza (safadeza é com "z"?)... :)

    Jaime, achei muito curto teu comentário por lá (reclamaçõesss... rsrsrs), nossa! Agora que estou acostumada com comentariãoooooooo!!!! rsrs
    Beijinhos e te cuida!

    ResponderExcluir
  4. ... voltei!
    Ótima charge rsrs
    Sou o torcedor A. Não sei que seleções vem aqui para Porto Alegre,mas eu vou mesmo. Agora o Deputado B tá a cara de um vizinho meu, caramba! rsrs
    Beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cissa! e bota estranho nisso, né? É muito dinheiro e detalhe: apenas para os estádios. Se contabilizarmos os aeroportos, os "metrôs" ( como o de Salvador, 6 km em 10 anos e milhões de R$ consumidos!) e outras coisas, a conta aumenta - mas aí é infra-estrutura, então é quase tolerável. "Quase" porque vão superfaturar as obras, né? rs

    Safadeza é com "z" mesmo, mas pra corrupto tanto faz se com "z" ou "s", o que vale é o $$$$$ na conta hahahaha

    Ah, não se preocupe, depois faço um comentariãooooo por lá hahahaha!

    Esta charge já ilustrou um plano de aula da revista Carta Capital na Escola. Os editores entraram em contato comigo e pediram para utilizá-la. Bem legal. :) Fico todo bobo - mais do que já sou - com essas coisas rsrs

    Bjs!

    PS: ( confesso que se a seleção da Suécia ou da Holanda aparecerem aqui em Salvador farei questão de ir ao estádio conferir as belas torcedoras destes países hahahaha)

    ResponderExcluir
  6. Pode soar cliclê, mas as pessoas aqui estão mais interessadas no circo do que no pão. Daí perdem a moral ao agonizarem por mais de 12 horas na fila da emergência do hospital e de serem reprovados traumaticamente em concursos e vestibulares!

    ResponderExcluir
  7. Nada como preparar o cenário para os 'quinze minutos' de fama do Brasil...hehehe

    ResponderExcluir
  8. Grato por seu comentário inteligente e contundente lá no blog. Infelizmente esse é um cenário importantíssimo para muitos políticos oportunistas propagarem seus discursos demagógicos e baratos. Além de ser uma bela oportunidade para os altos faturamentos. De qualquer modo, como minha boa dose de otimismo, espero que fique coisas boas para o país. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Jaime,
    já são quase 6h da madrugada e não dormi ainda... mas vou! rsrsr
    Não poderia deixar de passar aqui antes e agradecer pelo comentarião, bonito! Agora gostei! rsrs
    Mas, sensacional essa história da charge, nossa! Tem que divulgar isso, e as charges também!

    Quanto ao "alloggiamento da lei", tudo bem... vou falar para ti em primeira mão o que é, tá bom?
    Só para ti, é o seguinte, significa...

    ESTA MENSAGEM SE AUTO-DESTRUIRÁ EM CINCO SEGUNDOS
    5
    4
    3
    2
    1
    _______________________

    ResponderExcluir
  10. Peterson , pode soar como clichê, mas é verdade. Só percebem mesmo quando precisam de algum destes serviços básicos. Fora isso, é tudo festa - mas não sou contra a festa, o futebol, estádio, Copa do Mundo. Apenas que a vontade em se fazer a melhor Copa do Mundo também seja a mesma para se ter a melhor educação, saúde, etc.




    HBMS , serão 15 minutinhos bem caros, né? rsrs




    Obrigado, Paulo César! De fato a demagogia dos políticos é irritante e até ofusca alguns problemas que deveriam ser resolvidos quanto à infra-estrutura e controle de gastos. Eu até queria ser bastante otimista, talvez em alguns setores tenhamos melhorias, mas já sabemos como as coisas funcionam por aqui, né? Um abraço.



    Obrigado, José Alencastro , depois vou conferir o blog. Grato pela visita e por seguir :)



    Cissa, também, 6 da matina é claro que você tem que ir dormir, né? Vai dormir que horas afinal? Não no meio dia, né? rsrs

    Este blog tem me proporcionado algumas coisas muito boas. Teve este lance com a charge, teve uma palestra para a qual fui convidado para falar do blog e do ato de escrever, já tive textos utilizados por professores em universidades, enfim... teve até gente sugerindo que eu fizesse uma coletânea "dos melhores" e editasse em um livro, acredita? Esse povo precisa ler mais coisas de qualidade, né? hahahaha

    Até uma charge que eu fiz foi mostrada naquele telão do Jô - faz um tempão e eu nem sabia, foi um pessoal que me avisou hahaha

    Ahhhhhhh! Espertinha! rsrsrs Mas ainda vou descobrir o que é o tal "alojamento da lei"! Não pede por esperar, ho ho ho!

    :D

    ResponderExcluir
  11. Obrigada,Jaime pela visita lá no ecos.Uma presença muito agradável.
    Primeiramente,parabéns pelo blog.Gosto desse estilo de publicação,textos críticos,com uma pitada de humor.
    Os problemas do povo permanecerão os mesmos com a copa,mas os dos políticos..estarão todos resolvidos por 1000 gerações.
    Amei as charges!
    Beijos,Jaime!Uma linda semana para ti.Dani.

    ResponderExcluir
  12. Oi Jaime!

    Ah essa COPA vai dar o que falar..eu estou prevendo o Caos, literalmente. O Caos dos aeroportos, dos assaltos, do trânsito, da encheção de saco....

    Nossa, DOOM! Eu lembro desse game! Jguei ele apenas uma vez mas lembro que na época do lançamento era super divulgado! Mas não me surpreeenderia se surgisse cosplays do game! Porque eu já vi cada cosplay que eu pensava que nunca iriam fazer, de verdade! Coisas que me deixaram surpresa. Você sincronizou mesmo o álbum com o filme? Caramba então a teoria é verdadeira! Eu a vi em um blog que costumo entrar...achei uma coisa de louco mas realmente faz sentido! Tem muita gente que pesquisa sobre isso. Eu também crei oque os caras da banda e o engenheiro de som tinham essa idéia em mente mas negam porque assim dá mais charme e aumenta o mistério envolvendo as obras. O que acaba dando certo.
    Sobre a minha resenha de 2001, eu ia pedir que vc ainda não comentasse nela..eu quero rever o filme quando tiver tempo para caprichar melhor na resenha..porque a que fiz eu tinha acabado de ver o filme..quero assistir de novo para prestar atenção em mais detalhes e fazer uma resenha bem caprichada!
    Se puder me passar o link, ficaria muito agradecida!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Danielle! É sempre um prazer conhecer bons blogs de gente talentosa! Eu que agradeço sua visita e comentário por aqui :)

    Pois é, com a Copa e as Olimpíadas os nossos políticos e empreiteiros estarão com a boa vida garantida e também a das gerações posteriores rs

    Beijo e uma ótima semana pra você também! :)



    Oi, Tsu!

    E ainda há quem se preocupe mais com o caos do time que o Mano Menezes tá montando hahaha

    Eu jogava DOOM direto, por hoooooras! Sempre que surge esse papo de "videogame estimula violência" eu digo que eu mesmo sou uma excelente tese contrária: jogava DOOM que era sangue e tiro pra todos os lados e nunca me envolvi em brigas, confusões e tampouco saí por aí com uma arma atirando nas pessoas. Eu até escrevi sobre isso aqui no blog >>> http://grooeland.blogspot.com/2011/04/em-busca-dos-bodes.html

    Eu sincronizei e segui as instruções direitinho. Deu muito certo. É para pensar. Também acho que os músicos e o produtor querem deixar o mistério no ar...rs.

    Joia, vou esperar então pela nova resenha de 2001. Vou te passar o link.

    Bj

    ResponderExcluir
  14. Pois é, Jaime, dizem que o Brasil é o país do futuro, e é verdade.
    Mas também é verdade que o futuro nunca chegará.
    Também acho que o povo brasileiro deveria acordar e prestar atenção no que realmente vale a pena, mas isso é algo deveras utópico.
    Lembrei agora do relógio dos 500 anos, que foi depredado aquela vez aqui na Gauchália (mas báh!).
    Eu sempre fiquei curioso sobre o significado de Grooeland, e agora tive a confirmação.
    Vi algumas pessoas e chamando de Groo no Facebook e em um texto que achei no Google quando estava pesquisando sobre o genial Ambrose Bierce.
    Eu li Groo pela primeira vez em 91, quando um amigo meu do segundo grau me emprestou, e realmente, não era muito fácil e achar a revista não (e lembro que era mais cara que Sandman que eu comprava na época).
    O Especial Aragonés Esmaga Star Wars é hilário, eu achei em um sebo daqui, e se tu quiser gravar algumas hqs do desmiolado bárbaro eu indico o site scanmaniacs.blogspot.com, onde tem uma hq que conta a origem de Groo.
    Abraço, santista safado.

    ResponderExcluir
  15. Jaime,é um prazer poder comentar em blogs que tenha um mínimo de conteúdo,e o seu tem muito.É tão bom estarmos diante de coisas verdadeiras.Estarei sempre por aqui!Tornarei uma leitora e comentadora assídua,viu?
    Beijos!Dani.

    ResponderExcluir
  16. Jaime, eu acharia muito legítima e bem vinda a copa do mundo aqui se realmente não tivéssemos essa outra contagem que você enumerou aí (para mim também prioridade). Agora, ficamos com o circo(uma semana no máximo em cada estado) e depois ela deixará apenas as lonas, lixo e contas a pagar pelos gastos superfaturados. E mais, os governos estão investindo pesado (tirando do que seria da educação e saúde ) para depois entregarem de graça à inciativa privada. E sem contar que muito dificilmente este circo vai deixar o povo contente pois a seleção está longe de mostrar competência para ganhar o mundial.

    Um abraço e ótima semana.

    ResponderExcluir
  17. Oi... Andava sumidinha, mas agora voltei...
    Comemorações inúteis para gastos ridículos... Posso até parecer radical demais, mas copa num país onde tudo vai mal me dá enjoo... Quero só ver os gastos triplicando e a gente pagando a conta, é claro... Enquanto isso a educação vai de mal a pior, a saúde nem se fala e o povo apático assiste tudo torcendo para ser hexa... Eita Brasil...
    Andei sumida, mudei de cidade e passei um tempo as voltas com mudança, colocar coisas no lugar dá trabalho, mas gera uma ótima sensação. Enfim, estou de casa nova, buscando ser uma nova pessoa, por enquanto tudo dando certo, kkk...
    Saudade desse cantinho, feliz por voltar a ativa e rever os amigos...
    Grande abraço
    Letícia

    ResponderExcluir
  18. Oi Jaime!
    Estou realmente surpresa que você, um cara que não curte muito filme conheça essa obra clássica do cinema francês! Mas vi que tens bom gosto =).
    Ah eu vou ler esse seu artigo sobre games e violência. Também acho um absurdo relacionaer uma coisa com a outra...acho que existe caoss e casos..tem pessoas que sofrem distúrbios e tendem á violência sem os games para incitar. Acho que muitos daqueles que dizem que fazem os crimes motivados por games ou filmes violentos não passa de uma desculpa para que eles saiam impunes ou tenham a pena abrandada. Isso é fato. Muitos psiquiatras bons dizem que o verdadeiro psicopata finge ter desvio de múltipla personalidade para se safar.
    Odisséia no WEspaço é aquele tipo de filme repleta de coisas subtendidas...afinal foi um filme criado para jamais ser compreendido totalmente....já pensou que bela tese de doutorado ou monografia esse filme iria dar?
    E valeu pelo link! Depois comento sobre!
    bjs

    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Fala, Jacques!

    Eu também lembrei dos relógios do Hans Donner aqui pelos lados da Bahia e de como os índios lá de Porto Seguro, Alcobaça e região sul foram tratados por ACM, FHC e tropa de choque. E como a réplica da caravela que trouxe Cabral ao Brasil falhou...e como os portugueses devem ter gargalhado com isso!

    Pois é, essa é a história do Groo. Valeu pelo link, vou dar uma olhada. Teremos, em Outubro, a Bienal do Livro em Salvador e minha esperança são os sebos que montam seus standes por aqui. Vou achar muita coisa boa - inclusive encontrei um exemplar de "Visões da Noite", coletânea de contos de Ambrose Bierce, perdido numa dessas baciadas de sebos no último dia de Bienal e que custou módicos R$ 5. E já sei que algumas editoras e lojas de HQ´s montarão standes por aqui, então vou fuçar pra ver se encontro mais material do Groo, Aragonés, Condorito, etc.

    Um abraço!

    PS: hahahaha Em breve vocês, torcedores do Inter-RS, estarão chamando o Dorival de "safado", é só esperar rsrs


    Obrigado, Dani! Mas vez em quando posto umas bobagens por aqui, espero que não se assuste e nem desista rsrs

    Bjs!


    Cacá , eu adoro futebol e acho que Copa do Mundo é uma coisa bacana sim, mas eu não me conformo com esses governantes que recusam um piso salarial de pouco mais de R$ 1.100 para professores não medirem esforços ( e verbas) para construírem estádios gigantescos e milionários! Revoltante!

    Um abraço e ótima semana pra você também! :)

    ResponderExcluir
  20. Oi, Letícia! Eba! É bom tê-la de volta! Em breve farei uma visitinha ao blog para saber das novidades todas rs :)

    Né? A galera tá mais preocupada se a seleção vai ser Hexa! Rimou...será verdade? rs

    Abraço!


    ***

    Tsu, houve um tempo em que a TV Cultura exibia grandes clássicos do cinema. Estes filmes passavam por volta da meia noite, então como o IBOPE da TV Cultura é entre 0 e 1, imagine quando passavam esses filmes P&B das décadas de 20, 30 e 40!

    Isso faz um tempinho, mas eu fazia questão de assistir. Naquele tempo eu ainda conferia alguns filmes e na Cultura vi grandes clássicos: Nosferatu, Metropolis ( de Fritz Lang, 1925, acho...não confundir com um homônimo japonês), Fausto ( uma obra prima do cinema alemão da década de 20), Cidadão Kane, King Kong ( original), Festim Diabólico ( do Hitchcock), enfim, grandes obras! Esses aí eu assistiria novamente, né? rsrs

    Eu fiz pós-graduação em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação e debatíamos muito esse assunto ( games e violência) nas aulas e seminários. Tem um livro chamado "Game Over", da professora Lynn Alves, que procura esclarecer ideia que muitas pessoas fazem dos jogos eletrônicos estimularem a violência no dia a dia - ou seja, a transposição da tela para a vida real. Se acreditássemos nisso deveríamos retirar imediatamente "O Pica-Pau" do ar porque ele influenciaria os jovens a roubarem gasolina, por exemplo. Depois leia o artigo, se tiver um tempinho, porque desenvolvo melhor essa historinha rs

    Nossa, um tese sobre 2001 seria fantástica, né? É um filme e tanto...será que alguém se atreveu a fazer a tese? rsrs

    Bj!

    ResponderExcluir
  21. E se eu não me engano, essas obras todas vão ser realizadas sem licitação para adiantar o que está mais que atrasado, ou melhor para roubar o que não vai ser preciso prestar contas.

    ResponderExcluir
  22. Olá, professor!

    Faltam mil dias para o brasileiro decidir o que é realmente prioridade, mas como bom brasileiro isso será deixado para última hora pq existem coisas mais importantes que essa decisão, a copa, por exemplo...

    bjohnny!

    ResponderExcluir
  23. Jaime,
    vim te agradecer as palavras muito inteligentes no teu comentário do meu último post, assim como o carinho! De coração!
    Inteligência rara de se ver...
    1000 beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Jaime,
    Obrigada pela mensagem carinhosa no blog! Vamos para mais muitos anos aloprando a blogosfera!!! ^^
    bjs!

    ResponderExcluir
  25. Ilani, isso aí o Juca Kfouri denunciou há tempos e agora estamos vendo isso acontecer. Já sabíamos, na verdade.


    ***

    Olá, moça cabofriense! Ou se Mano Menezes conseguirá fazer o time da Copa jogar bola, né? rs Bjks!


    ***

    Oi, Cissa. Foi uma linda homenagem a seu pai, emocionante! Eu é quem devo agradecer por compartilhar tão belas palavras de uma lembrança tão forte, mas feliz!

    Um beijão pra você também! :)


    ***

    Jkishin, é isso aí: muitos e muitos anos aloprando a blogosfera com o que há de mais bizarro! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Faltam 1000 dias para que todos comecem a enxergar de verdade!

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.