Vai restar índio no Brasil, cara-pálida?


Qual é a pior parte da espera em um consultório médico? A demora no atendimento – e daí se eu pago um plano de saúde? Sou privilegiado: poderia estar no SUSto, né? – ou as formas de passar o tempo, se dividindo entre a programação da Globo ( por que os consultórios só deixam sintonizados na vênus platinada?) e as velhas revistas CACAS espalhadas pela mesinha? O melhor mesmo é levar seu livrinho de bolso ou se divertir com joguinhos de celular.

Mas em uma dessas longas esperas na última semana, encontrei uma revista semanal de 2003 – com umas páginas a menos, claro – e que trazia uma reportagem bem interessante sobre os índios Avá-Canoeiros, que se estabeleceram na região do Tocantins e hoje restam apenas 6 representantes da etnia.

Anotei o nome deste grupo indígena para não esquecer e mais tarde fui perguntar a este maravilhoso oráculo moderno, São Google, o que ele poderia me fornecer de informações sobre esses índios. Encontrei boas referências no Overmundo e no site da revista ISTOE. E fiquei sabendo - além da cultura e da história deste grupo - as causas que levaram um grupo com cerca de 150 índios no final da década de 60 ser reduzido aos hoje 6 bravos remanescentes já citados.

É (foi) um povo em constante fuga, sobretudo da ação de garimpeiros, fazendeiros e invasores em suas terras ao longo dos anos – veja o depoimento do índio Trumak, em que ele conta um pouco da história do massacre contra a tribo ocorrido no final da década de 60, do qual não pouparam nem mulheres grávidas e nem crianças. E também a fuga de uma noção ultrapassada de progresso: a construção da usina hidrelétrica Serra da Mesa fez com que os remanescentes Avá se mudassem. De novo.

Coincidentemente – ou não, já que isso vem acontecendo em Pindorama nos últimos 500 anos – leio a notícia de que o IBAMA concedeu licença para a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu (PA). Os índios, claro, não gostaram nem um pouco dessa história e já ameaçam até mesmo “pegar em armas” para defender a região que será alagada por conta da obra – trata-se de um projeto ainda da década de 1980, de grande porte, o que preocupa a alguns especialistas que tem a mesma opinião dos índios: o impacto sobre a biodiversidade e grupos indígenas que vivem na região.

O necessário é haver estudos detalhados e cuidadosos que privilegiem o desenvolvimento sustentável sem grandes agressões ao meio ambiente e principalmente aos povos indígenas em suas tradições e cultura. A noção de progresso passando por cima de tudo e todos é ultrapassada e constitui-se em grave ameaça aos indígenas e demais povos há muito estabelecidos em regiões cobiçadas por grandes grupos imobiliários, empreiteiras, fazendeiros, etc. O que não pode é um burocrata do governo, como o ministro das Minas e Energias, Edison Lobão, querer resolver tudo à força e alegar que as dificuldades para se conseguir as licenças ambientais são decorrentes de “força demoníaca”.

Não são forças demoníacas, ministro. Quem sabe não seja a intervenção de Tupã, penalizado com o destino de seus filhos tentando dar uma forcinha para as tribos? Os Avá-Canoeiros e seus remanescentes estão aí como exemplo de como o “desenvolvimento” desordenado pode dizimar um povo. Se bem que para muita gente, "índio só serve pra atrapalhar o desenvolvimento".

NÃO RESISTI
Não tenho absolutamente nada contra o São Paulo FC e tampouco contra o goleiro Rogério Ceni, mas não tive como dar boas risadas na cobrança de pênalti do moleque Neymar, 18 anos, do SantosFC. Roxério Cênico ( porque adora se aparecer, a despeito de sua boa técnica) terá sérios problemas com a coluna esta semana, além de ter dificuldades com a leitura, pois tende a embaralhar as letras – cortesia do Robinho. Futebol é isso aí, diversão, técnica, malícia.Vai aí uma charge. Ah, e quem não viu o gol, veja aqui.

Siga-me no twitter: www.twitter.com/jaimeguimaraess

12 comentários:

  1. Jaime, Li a conquista da América de Tzvetan Todorov e nele há o mais completo relato de extermínio de nossos ancestrais que já pude acompanhar na literatura. É comparável, em termos de genocídio por aqui ao livro Genocídio Americano-A Guerra do Paraguai, outro livro primoroso sobre extermínios na América Latina. Há uma música muito linda de MIlton Nascimento homenageando os Avá Canoeiro. Bom tudo isso são ilustrações, a história mesmo é só crueldade. Muito bomo seu alerta crônico. Meu abraço. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Cacá, eu já li "Paraíso Destruído", do Frei Bartolomé de Las Casas, que também trata das crueldades cometidas pelos colonizadores quando chegaram aqui na América, contribuindo para o extermínio dos nativos. Boa sua indicação literária, vou procurar saber mais! Valeu, um abraço, logo vou ao seu blog!

    ResponderExcluir
  3. O ser humano a cada dia, a cada época está se tornando cada vez mais individualista, só pensa no seu próprio bem de consumo e dana-se o resto da humanidade. O exemplo maior é o nosso governo que faz o mínimo por estes grupos e a cada ano permite que o ambiente onde eles vivem seja destruído (as florestas e reservas)

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Ah, Jaime... É muito triste tudo isso. Imagina só! Os índios é quem são os verdadeiros e autênticos brasileiros, e não podem sequer seguir com suas vidas, com sua cultura e suas tradições num lugar que é deles por direito. Até onde pode chegar a ambição das pessoas? É muita maldade.

    Abraços e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente, eu acho que teremos no Brasil uma extinção gradual da cultura indígena, naão especificamente dos índios. Eles ainda restarão pois não há mais o assassínio continuado deles, e seus números só vem aumentando pelo que fiquei sabendo em pesquisa recente. O que vai extinguir pouco a pouco é a cultura. Atualmente os índios que já tiveram contato com os brancos estão usando cada vez mais camisetas, bonés, falando português, o que descaracteriza o ser índio mas que não necessariamente fará com que eles sejem mesmo extintos.

    Sempre intelegiente, continue assim!

    Abraço,

    ahhh, e obrigado por me parabenizar no blog.. :D

    ResponderExcluir
  6. Um Brasil tão grande, tão rico... E mesquinho! Quem manda nessa porra infelizmente é o dinheiro. Ninguém quer saber de preservar coisa alguma a não ser claro que isso gere algum lucro... Os índios verdadeiros "donos" dessa terra esmolam pelo direito de ter seu pedaço de chão.
    Lamentável isso!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho esse tema de demarcação de terras indígenas uma coisa delicada por ser muito fundada em uma "dívida moral" do homem branco com o índio. Eles já estavam aqui antes dos portugueses então merecem ter o espaço deles respeitado.

    É aquela tradicional briga de interesses onde a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco (neste caso, os índios). Isso faz com que os índios estejam sumindo do mapa e perdendo os seus direitos. Mas também não é só por isso, muitos abandonam as aldeias para curtir os prazeres da vida fora da aldeia e todo o seu conforto... Enfim...

    ResponderExcluir
  8. todo dia era dia de índio, mas agora ele só tem uma reserva pra vender pros gringos, um agente da Funai pra sequestrar, uns diamantezinhos aqui outros ali... oops!
    suponho que desde que o Brasil é Brasil, os povos indígenas são tratados como se fossem uma segunda classe. e ninguém reclama pq quem mesmo dá alguma coisa para que não morra um último resto de cultura indígena? vamos é incorporando os belos hábitos dos povos do hemisfério norte (que destruíram suas florestas, diga-se de passagem). antes de qq coisa vem o tal do "progresso", sem ordem por base, e em nome dele tudo é feito.
    vamos catequisar os índios e expulsar as religiões pagãs dessa terra, e se as tribos foram dizimadas... bom, se as tribos foram dizimadas tudo bem, eles não tem alma mesmo. no fim topamos tudo por dinheiro, todos nós.

    [/ironic]

    desculpe por não comentar com a devida seriedade.

    ResponderExcluir
  9. "...necessário é haver estudos detalhados e cuidadosos que privilegiem o desenvolvimento sustentável sem grandes agressões ao meio ambiente e às tradições indígenas."

    Concordo plenamente. Desenvolvimento pode, sim, andar de mãos dadas com o bom senso e respeito ao meio ambiente e ao povo indígena.

    O que muitos não entendem é que o índio também é gente, e possui os mesmos direitos ( ou mais )que nós, os caras-pálida.

    Ignorância e ganância realmente são capazes de destruir uma nação.

    Beijo, Jaime.

    Bruna de Sousa

    ResponderExcluir
  10. Como sempre, o desejo de progresso ultrapassa os limites éticos e atropela a vida e os costumes de um povo há 500 anos massacrado.

    Lamentável que em pleno século XXI ainda temos que ouvir uma declaração como essa do sr ministro Edilson Lobão... lamentável mesmo...

    Abçs!!

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    BLOG PONTO TRÊS: 1 ANO!!!

    ResponderExcluir
  11. no FSM desse ano, e o do ano pssado, tava com força omovimento cntra a construçaod da usina de belo monte. ja ta em discussão....so resta ter eficacia.

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.