AH,OS IMPOSTOS! COMO SOU UM BOM CONTRIBUINTE,

Fui pagar o bendito IPVA num banco que, só pra variar, estava com aquelas filas quilométricas e com poucos atendentes ( e muito simpáticos, também).

- Bom dia, quero pagar meu IPVA.
- Me dá o código RENAVAM. Você quer pagar só o IPVA ou o licenciamento e o seguro tudo junto?
- Não, quero pagar só o IPVA, porque o licenciamento só vence lá pra Setembro...
- Certo. Dá 400 reais!
- Tudo?
- Não, só o IPVA!
- Mas quero com o desconto de 5% que vai até hoje...
- Esse valor já é com o desconto!

E morri numa grana que poderia ser bem mais útil para outros fins, mas tenho que fazer minha parte de contribuinte responsável, não é mesmo?

O IPVA significa “Imposto sobre propriedade de veículos automotores” e este imposto não tem uma destinação bem definida: 50% ficam com o estado e a outra metade fica com o município onde o veículo é licenciado.

Muita gente reclama que paga IPVA e as estradas estão “um lixo”. Mas, como já observado, o dinheiro arrecadado com este imposto não é necessariamente investido em avenidas, rodovias: ele pode ser aplicado tanto na educação como na saúde, na bolsa-família e até nas estradas, é claro! Mas parece que boa parte é destinada para pagamento de pessoal.

Esse tal IPVA é uma nota, certo? Certo. E os caloteiros são aqueles pobrezinhos que não tem nem onde cavar a cova, mas vivem tirando onda de carro por aí, certo? Não na Bahia. Sabe quem são os maiores devedores de IPVA do estado? Os donos de carro de luxo: 18% dos proprietários de veículos baianos não pagam o imposto e 44% dos caloteiros tem veículos de luxo! Sabe aquela tese de que o pobre paga direitinho suas contas? Pois é.

Mas é muito imposto que tem no Brasil. Em qualquer produto tem um tributo ali te esperando. Por exemplo, uma simples latinha de refrigerante que custe R$ 0,93 tem embutido 47% de imposto pro governo. Quando você achar um guaraná mais ou menos neste valor saiba que você estará contribuindo com R$ 0,44 para que o governo melhore sua vida com muita segurança nas ruas e saúde decente.

Gostou daquele violão que custa R$ 250 e quer dar uma de Renato Russo pra impressionar a mulherada? Certo: você vai deixar R$ 99,93 de impostos pro governo lutar contra a pirataria de CD’s, esse flagelo da humanidade que faz o estado perder mais recursos que poderiam ser investidos na educação ou na cultura! Quer dar uma de Zé Pilintra e tomar uma cachacinha? 1 litro da bebida de R$ 3,10 tem embutido nada menos que 83% de impostos! Você toma sua cachaça e deixa R$ 2,58 pro governo te socorrer quando você socar o carro no poste quando tomar todas e dirigir depois.

Quer ver mais? Dá uma olhada nessa listinha aqui e divirta-se!

E pra onde vai toda essa dinheirama? Além da anuidade dos cartões corporativos, também é investida em projetos de grande relevância para a nação como...

A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

...que gerou um “debate” entre o ex-ministro Ciro Gomes e a atriz e bela Letícia Sabatella.

Como sabemos, o projeto da transposição do Rio São Francisco vai atender principalmente as pessoas do sertão que estão morrendo de sede. Nada de agrobussiness e grandes latifundiários! O projeto vai mesmo beneficiar o povo sedento, é claro. Tanto quando o projeto das cisternas, que não teve tanto êxito assim porque muitos pobres não conseguiam provar que eram pobres e, é claro, a corrupção.




________***________


Trilha sonora do post: Black Black Magic - Messer Chups. Não conhece, claro. Confira aqui.

E mais uma vez agradeço aos meus 2 ou 3 leitores que visitam este humilde e tosco espaço e deixam algum comentário! Valeu!

8 comentários:

  1. Pois é, sempre me pergunto como pode esse país ser tão pobre e miserável com toda essa dinheirama arrecardada? Agora entendi, vai tudo pra Ivete Sangalo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Então eu tenho que pagar impostos, não receber nenhum incentivo do governo, escritora que pretendo ser, não ver Os Móveis Coloniais de Acajú tocando maravilhosamente em shows pelo Brasil e ainda sustentar as Ivetes da vida.
    Gosto mesmo da maneira que escreve, acho que estou mesmo apaixonada por esse Blog!

    ResponderExcluir
  2. Antes que me esqueça: Os desenhos são simplismente ótimos!

    ResponderExcluir
  3. é a lei rouanet? puxa vida, e nois pobres mortais sonhamos em entrar nesse mundinho fashion de produtor cultural e esquematizar projetos em prol da cultura e bla bla bla, caraca, até isso, infelizmente tomou outros rumos, tb gosto da Ivete, mas concordo, esse incentivo é pra quem não tem condições de bancar um projeto/evento.

    ...e sobre os impostos, seria as CPI's a nova Bastilha?

    ResponderExcluir
  4. Bem passando para registrar minha visita, rapidamente pois tenho que correr, hoje tenho mais impostos e taxas para pagar!
    O que move o honesto a prosseguir? Será esperança e crença em milagres? Educando nossos filhos á despeito de tudo que vivenciam que vale a pena? Não sei, as vezes fico cansada! Mas não desisto de meus princípios.
    Boa semana!
    Nice

    ResponderExcluir
  5. Indiquei seu Blog para dois selos lá no meu Cretino Herói www.cretinoheroi.blogspot.com

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  6. Desculpe-me, detesto cerveja. Se pelo menos a Ivete fizesse propaganda de minha bebida favorita, vodka.Pois é caro Groo, a apologia da encheção de cara de álcool também com músicas do tipo: " vamu simbora prum bar beber, cair, levantar..." fazem parte do repertório músical de meus alunos. Vá tirar essa idolatria se for doido, os pais bebem e pintam o terror que eles repetirão um dia, as minhas palavras são jogadas ao vento e a vida continua. Adoro fazer pipas de letrinhas, quem sabe se um dia algum deles embarquem num belo vôo desses. Um abraço caro amigo residente de meu coração.

    ResponderExcluir
  7. Desde "Projetos para o Brasil", acho que do Joaquim Nabuco, a irrigação e transposição do São Francisco, para o castigado sertão, é viável. Mas justamente por ser viável e melhorar a vida dos além CAsa Grande que jamais sairá de discussão. Ademais, a Igreja tá no meio... então esquece qualquer benefício eficaz para pobre!

    Há outro imposto de veículos, comandados pelos flanelinhas, nova versão da original medieva!

    ResponderExcluir
  8. Confesso que só li sobre a ivete!!!

    mas já me chocou o bastante

    oO

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.