Classe


Outro traço grootesco...mas o que vale é a mensagem...qua qua qua!

CRASSE MÉRDIA

- Diabos, Gilda, essa vizinha pedindo coisa emprestada de novo?!
- Que que tem,Josival? O ferro dela queimou e a empregada precisa passar a roupa,ora. E ela devolve as coisas.
- Essa aí pede tudo emprestado: desde xícara de açucar até ferro de passar roupa!
- E por que isso te incomoda?
- Por que? Por que? São uns imbecis! O cara taí de carrinho novo, celularzinho cheio de pose, a mulher é uma perua mas quando foi dito na reunião que iriam aumentar o condomínio pra pintura no fim do ano o babaca foi o primeiro a dizer “não tenho condições”. Idiota!
-Ué, cada um sabe onde aperta o calo...
- E todo fim de semana tem festa desses caras! Som alto, gente entrando e saindo do prédio, criança gritando, batendo nas portas, gente errando de apartamento... eu odeio esses vizinhos!

Josival é um cara mais reservado. Ao sair pro trabalho, pela manhã, é só bom-dia e nada mais pros vizinhos; Odeia se atrasar e cumpre religiosamente seus pagamentos e orgulha-se de não ter nenhuma dívida; Já a dona Gilda fala com todo mundo. O bom-dia prolonga-se pela manhã toda. O vizinho da frente é o pesadelo de Josival:

- Olha lá, Gilda, lá vai ele: indo pro estádio. Se ainda torcesse pra um time que valesse a pena...mas,não: prioridade pra ele é a porcaria do time, da cerveja, do celularzinho moderno, das festinhas... o prédio precisando de reparos e ele diz que não tem dinheiro... sujeitinho folgado!

A semana transcorreu normalmente, até que chegou o sábado.

-Josival, o vizinho convidou a gente pra uma festinha.
- Coméquié?
- É, uma festinha...não sei direito o que estão comemorando, mas nos convidaram.
- Perdem tempo. Eu não vou.
- Josival, é uma boa oportunidade pra se entrosar melhor com os outros moradores...
-Ele convidou o prédio inteiro??
- ELES convidaram todo mundo...os amigos, vizinhos...
-O babaca que me espere sentado...eu não vou! Imagine! Não tem dinheiro pra reforma, mas tem pra bancar cerveja pra um monte de vagabundo! Sem chance!
- Vai ficar feio se a gente não for... é até falta de educação e...

De tanto Gilda insistir, eles foram à festa no salão, ainda que Josival tenha dito “só meia hora, boa noite e tchau”. Era cedo... 9 da noite, ainda. Mas já tinha bastante gente...E Josival olhava em volta: o pentelho fã de Star Wars do 601... o hippie deslocado do 402... o advogadozinho porta de cadeia do 501...e ele, o vizinho, já com um pandeiro na mão junto a dois caras destroçando dois violões...e a cerveja rolando. “Babaca, babaca, babaca!”, pensava Josival. E o vizinho cantava alto, era o destaque no salão: “Deveria colocar uma melancia no pescoço...babaca!”. Gilda já estava entrosada com as outras mulheres do prédio e Josival ali, só olhando o vizinho, “que nem notou minha presença ainda, ou só quer se mostrar pros outros, esse babaca, esse...”

- Vizinho! Você veio! Vem pra cá, chega mais!

Josival dá aquele sorrisinho sem graça e chega junto. Não entendia porque esava ali. Achava o vizinho um babaca, queria ir embora, só não ia por causa de Gilda, que parecia gostar da festa. Mas em meia hora simularia uma dor de cabeça e se mandaria. Aquele pagodão, a cerveja, aqueles caras contando piadas batidas, fofocas de outros condôminos, quem bota chifre em quem, o time mal no campeonato...

2 horas da matina. O pagode rola no som, a cerveja acabou, mas alguém traz vinho barato; As mulheres reunidas numa conversa que não acaba mais; Os homens reunidos bêbados ou quase,resolvem homenagear o anfitrião da festa:

ELE É UM BOM CAMARADA! ELE É UM BOM CAMARADA! ELE É UM BOM CAMARADAAAAA...NINGUÉM PODE NEGAR!

E, no meio deles, lá estava o Josival, que levanta o copo e diz:

-Buta qui o pariu,vizinho cê é gente boa pra baraio!


Nenhum comentário

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.