Oportunidades perdidas

Se arrependimento matasse...


"Quem é Pelé? Você está brincando comigo!"
Antônio Calçada, dirigente do Vasco, ao recusar o garoto oferecido ao clube em 1955
E o resto da história já conhecemos. Pelé foi pro Santos e lá tornou-se o Rei do Futebol e o "Santos de Pelé" um dos maiores times de todos os tempos.

Mas não estou aqui para falar sobre futebol. Estou aqui para falar sobre oportunidades perdidas. Aquelas situações em que você deixa a história passar ou por falta de sensibilidade no momento ou por medo de errar, fracassar.

O dirigente vascaíno deve ter se arrependido amargamente três anos depois, quando Pelé sagrou-se campeão mundial e já com a alcunha de “rei do futebol”. Normal,isso. Quantas e quantas vezes não deixamos oportunidades passarem?

Mas aqueles eram outros tempos. Hoje, talentos são recusados não apenas por conta da tal falta de sensibilidade ou medo. O componente principal para o “sucesso” não tem outro nome senão grana.

Quantas vezes você não se perguntou como "aquela coisa ridícula" consegue tocar no rádio e aparecer na MTV? O jabazão está aí, ainda muito mais escancarado neste estranho ínicio de século. Efeitos do marketing cretino, que chamo carinhosamente de “markretino”. Tem muita gente de talento por aí, ralando e fazendo shows ou exposições ou saraus pra meia dúzia de gatos pingados, dentre familiares e bêbados ou gente que caiu de pára-quedas nos locais das apresentações.

“Isso é moda passageira...esses grupos de guitarra vão sumir rapidinho!”
Presidente da Decca Records, ao recusar um contrato de gravação com os Beatles
O destino do Pelé e dos Beatles certamente teria outro traçado se fosse por estes dias. Bastava o jovem Gasolina recém-chegado de Bauru ter um empresário “forte”, desses que colocam os perna-de-pau em grandes e tradicionais equipes do Brasil e da mesma forma bastava o grupo The Silver Beatles ter “aquele empresário” influente e com uma boa quantia de jabá pra tocar nas rádios de meia em meia hora. Cada jabá depositado na conta do proprietário da rádio é um pá de terra em muita gente talentosa perdida por aí.

E aí voltamos às oportunidades perdidas. É por isso que hoje, nestes tempos onde o dinheiro “não é tudo mas é 100%” ( segundo as revistinhas que saem na banca ao estilo “Vida Simples” e outras que pregam a “humildade, mas com uns bons tostões no bolso”) , quando deparar-se com uma oportunidade real de mostrar seu talento, não se acanhe. Escancare mesmo. Seja na escrita,nas artes plásticas, na dança, no teatro... este texto não tem a ridícula pretensão de um Lair Ribeiro que segue a onda do “use o poder da mente para conseguir tudo o que quer”. Não, longe disso. Foi apenas para mostrar que quantas e quantas pessoas tentaram e ouviram “não”. E quantos e quantos chefes ou propietários deixaram o bonde da história passar.

Se isso acontecer com algum de vocês, faça-os morrer...de arrependimento. Como o empresário da citação abaixo:

“O grupo é bom, mas vocês tem que tirar aquele vocalista com aqueles lábios que parecem mais pneus de caminhão”.
Empresário que recusou gerenciar a carreira dos iniciantes Rolling Stones


Falando em oportunidades perdidas...

***Severino Cavalcanti perdeu sua chance de igualar os salários dos deputados do “alto clero” e do “baixo clero” em 100%. Mas ele não desistirá, pois ele é “brasileiro e não desiste nunca!”

***Deputado paulista quer criar o “Dia do cachorro” e teve a idéia depois da descobrir que a filha gosta mais do cachorro do que dele, o nobre paipai deputado. Isso é uma cachorrada!

***E tem muito “artista” dando entrevista ao lado de carrões em suas mansões luxuosas.Perderam a oportunidade de ficarem calados: a Receita Federal vai observar tais artistas com “mais carinho”. E não é bem o “carinho de fã".

Nenhum comentário

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.