Papai Noel x Jesus Cristo: nocaute do garoto propaganda da Coca-Cola


   O Natal é a época preferida da imprensa brasileira. O “espírito natalino” está por todas as partes, mas há um local onde a imprensa concentra seus holofotes: O shopping center.
 
   O roteiro é sempre o mesmo: apresentadores com aquela carinha alegre-contido chamam as reportagens que mostram como o brasileiro deixa tudo para a última hora e dá-lhe as tomadas em algum shopping center absolutamente lotado, com pessoas ávidas para comprar presentes de Natal.
 
   O que vem acontecendo nos últimos anos é a “madrugada de compras”. Shoppings que não fecham as portas durante a madrugada. Para quem apostava num fracasso retumbante, a idéia vingou e é “sucesso”. Os corredores lotam, as pessoas se acotovelam nas lojas, as lojas criam um sistema para controlar a entrada de clientes, outras tentam transformar o ambiente em uma espécie de casa noturna, passando um clima de “balada” aos consumidores mais jovens.

   A mídia fala em números, números e mais números. Em todo o país a madrugada das compras é sucesso. Isso mostra que o Brasil está no caminho certo, o crescimento econômico está aí e os empregos estão voltando. Uma era de prosperidade anuncia-se graças a essa demonstração de poder aquisitivo da população!
 
   No entanto a capa do jornal Folha de S. Paulo do dia 25 de Dezembro trazia duas fotos coloridas: Uma das imagens mostrava o grande movimento de um shopping center em São Paulo durante a madrugada; a outra mostrava a geladeira de uma dona de casa do nordeste completamente vazia.

   Sim, sabemos que a Folha tem lá a sua linha editorial que dá o que falar. Mas ao assistirmos os telejornais da TV temos a impressão de que o brasileiro passa por um período de pujança como há muito não se via - a ponto de espaços como shopping center lotarem durante a madrugada. Infelizmente o povão  ainda continua com a geladeira vazia. Com o poder aquisitivo baixo esse consumismo todo vai render mais reportagens: Janeiro, o mês dos impostos, escola, material escolar, prestação disso, daquilo... falando da classe média que gosta de ostentar, evidentemente; e, por fim, o "supra-sumo" das reportagens: os juros proibitivos e indecentes do cartão de crédito. Sai de cena o shopping center e entra o SERASA – SPC.

Enquanto isso...

   “Isso é hora de criança tá na cama!” Lembram-se disso? Já passou por isso? Ainda fala isso aos seus filhos?
   
   Retrógrado! Ultrapassado! Tá na hora de ser um papai descolado ou uma mamãe moderna: Leve seu filho de 05 anos à madrugada das compras nos shoppings! Quem sabe ele não aparece na TV como um “futuro cidadão brasileiro que não mede esforços para conseguir aquilo que quer?” Tipo...”sou brasileiro e não desisto nunca...nem diante da fila do provador!"

Ainda Enquanto isso...

   Impressionante o terremoto na Ásia e as ondas gigantes ( os “tsunamis”, já devidamente na boca do povo). As informações são um tanto quanto desencontradas, mas já dão conta de mais de 32 mil pessoas mortas nesta verdadeira tragédia.

   Geologicamente, esses movimentos das placas tectônicas são comuns, segundo os especialistas.

     É difícil não recorrer ao senso comum: a verdade é que a natureza, constantemente agredida, reage violentamente. E a coisa vai piorar, pois o cowboy maluco que é presidente dos E.U.A. prefere preservar as indústrias poluidoras dos E.U.A ( somente elas responsáveis pela destruição de 1/3 da camada de ozônio) e os hábitos consumistas estadunidenses ( o que um estadunidense médio consome em 1 semana, dá pra alimentar um africano por 1 mês ou mais).

   Guerras, catástrofes naturais, desrespeito à nautreza, violência crescente... que 2005 seja melhor. Ou menos ruim, como preferirem!

E mais Enquanto isso....

    Groo arruma as malas e dia 30/12 se manda pro sertão baiano baiano. Groo só volta, então, ano que vem ( ha ha ha, vocês não podiam passar sem essa, hein? Vão ouvir muito disso, ainda...). É rapidinho! Esse retiro espiritual pelo sertão só durará 03 dias, mesmo.

Então, a todos os amigos, que visitaram esse trem em 2004, desejo de coração um 2005 cheio de grana no bolso e poucas dívidas pra pagar, com bastante saúde e paz! Vocês são ótimos!

Um comentário:

  1. Olá!

    Então, eis quem 2009, sou a primeira a comentar esta excelente postagem de 2004!

    rs... que coisa!

    Como é que deixaram isso acontecer?

    Bem, engraçado, estou aqui lendo esta postagem antiga e parece até que nestes quase cinco anos que se passaram certas coisas não mudaram.
    As pessoas continuam com o seu consumismo exagerado, famílias no nordeste morrem de fome e etc.

    Aliás, algo mudou: o presidente estadunidense não é mais o Bushinho, agora é Obama.

    Houve progresso no mundo?

    Sei...


    Kiso
    =*

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita e o seu comentário! É sempre bom receber o retorno dos leitores.

Todas as opiniões são livres, porém não serão aceitos comentários anônimos e tampouco comentários ofensivos, discriminatórios de quaisquer natureza que não prezam pelos princípios da boa convivência e desrespeitam Direitos Humanos - o autor do blog reserva a si o direito de excluir comentários com tais temas e não se responsabiliza por interpretações deturpadas dos textos e ilustrações.

Volte sempre! =)

Tecnologia do Blogger.